Holambra

HOLanda - AMmérica - BRAsil

Esse pedacinho da Holanda no interior de São Paulo é conhecido como Cidade das Flores. Holamba 'nasceu' oficialmente em 1991 e todo mês de setembro acontece a Expo Flora, maior manifestação cultural Holandesa e festa de flores da América Latina. É um passeio lindo que vale muito a pena.. Nem sei quantas centenas de espécies diferentes pude ver e fotografar..só sei que valeu cada minuto :)

Holambra é considerada uma das cidades brasileiras com melhor índice de qualidade de vida e de segurança (inveja), através de eventos como a Expo Flora mantêm viva a cultura e costumes holandeses através das danças, culinária e artesanato.

Portal de Holambra - 1948: marca a chegada dos imigrantes holandeses
Esse é o maior Moinho de Vento da A.Latina, com 38,5 metros
Alguns souvenirs típicos:
- Moinho de Vento: Utilizado na Holanda para bombeamento de água (o país fica abaixo do nível do mar)

- Imigrantes: O BR foi um dos países que acolheu os imigrantes após a 2ª Guerra Mundial

- Tamanco Holandês: Esses tamancos são marcas registradas, feitos de madeira para aquecer os pés. Antigamente eram esculpidos à mão (que máximo isso!)

- Bicicleta: A Holanda tem mais bicicletas do que habitantes.. que povo saudável :)

- Relógio: Ok, só tirei a foto porque achei bonitinho e creio que seja mais "Alice" do que Holanda!! hehehe

Souvenirs da 'Casa Bela'
As tulipas também são um símbolo nacional, hoje a Holanda é o maior exportador de tulipas do mundo! Que sorte a deles... tulipas são sensíveis ao calor e por isso é tão raro encontrarmos por aqui.

São perfeitas!!!
Esse é um dos jardins montados na Expo, um mais lindo e mais aconchegante que o outro! Escolhi colocar esse porque a pintura é totalmente 'Romero Britto' (amooo) e é bem "verão" (assim como o calor de 35ºC em Holambra). Depois de andar o dia inteiro, tudo que eu queria era poder deitar numa dessas ^^



Fizeram também vários cenários internos com dezenas de arranjos de flores, tinha para todos os gostos e o que eu achei mais legal foi ver rosas coloridas como o arco-íris, não sei como fizeram pra tingi-las, mas ficaram show! :D

"Are beautiful like a rainbow" - Cindy Lauper
Ganhei o dia depois que vi isso aqui... é serio, achei que nunca na minha vida eu veria um trevo de 4 folhas! :D


E nem a flor do 'amor':

"O amor é uma flor roxa que nasce no coração dos trouxas" (discordo) ^^ 
Dá vontade de trazer tudo pra casa.. mas me contive e só trouxe um vazinho desses...pretendo plantar um girassol (ou qualquer coisa que eu conseguir plantar hehehe)

Girassol, margaridas, flores de origami...ainda não decidi :)
Placas.. adoro uma plaquinha!! ^^

"Há flores por todos os lados, há flores em tudo que eu vejo" - Titãs
Eu e meu super tamanco holandês :D

Me sentindo praticamente o "Doug Funny" com esse pezão ^^
Acabei de encontrar um álbum de fotos no Flickr muito bacana com as melhores fotos de souvenirs que já vi!!! Clique aqui para ver as fotos criativas do Michael Hughes. Detalhe...ele viaja 'pouco' né... :P

VAARWEL (tchau!) ^^

3 comentários

  1. Quantas flores!
    me deu uma vontade louca de conhecer esse lugar, tbm adorei o mímico palhacinho :)
    Parabéns pelo blog e pelas fotos

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, eu acabei de conhecer teu blog e as tuas fotos. menina tu arrasa demais, me tornei fã de seu trabalho. eu só apaixonada por fotografia, estou engatiando ainda, mas com certeza olhando suas fotos, eu vou aprender muito. beijinhos.
    Lizandra

    ResponderExcluir
  3. Minha linda, fiquei super feliz com seu recadinho, acredite eu estou amando as fotos que você tem aqui no blog, até tentei reproduzir uma que tem um guada chuva colorido, não ficou tão bonita quanto a sua, mas o legal que é que observando suas fotos eu tenho encontrado inspiração, e me fz querer aprender mais.
    Aproveito para desejar um fim de semana poderosamente abençoado.
    Beijos.

    ResponderExcluir