Paris: Jardim de Luxemburgo e Saint-Chapelle

Paris.. ah, Paris! Só quem foi pra entender essa magia! 

Acordamos cedinho e vimos que não.. não era um sonho! Estávamos em solo europeu, sim! yeees! 

Nesse instante os seguintes sonhos se realizaram: 
✓ atravessar o oceano
✓ estar na Europa
✓ estar em Paris

Nesse mesmo instante eu me arrependi muito de não lembrar quase nada das aulas de história, então o jeito é estudar depois da viagem :P

Comemos rapidinho no hostel, passamos no Carrefour City e abastecemos a mochila com comida. Eu fiz um roteiro bem completinho, inclusive como ir de metrô de um ponto à outro. Isso ajudou muito! O que não ajudou foi a insanidade de andar demais logo no primeiro dia... chegamos aleijados no hostel e isso refletiu nos outros 4 dias! :P

As fotos da viagem foram tiradas com nossos iphones (5s e 4s) e com a nossa pau-pra-toda-obra Canon T4i (18-135mm).


Achei bem interessante as linhas de trens. A plataforma fica na rua, sem uma estação. Mas ao entrar no vagão é preciso validar o bilhete nas máquinas próximas a porta, senão o fiscal te dá uma multa. Por isso é importante NÃO jogar o bilhete fora até o fim da viagem, porque você nunca sabe quando vão pedir. Nessa, muito turista se ferra e eles não querem saber, tem que pagar multa e pronto.

Outra coisa bacana são as placas informando que horas o trem vai passar. Primeiro mundo é ota coisa.

Trens e metrôs de Paris é uma podem ser bem confusos pra gente. No fim do post tem várias dicas de como se virar melhor por lá.

Me apaixonando logo de cara por essa luz incrível! É muito diferente, não sei explicar mas é como se fosse mais 'brilhante'. Perfeita!!! *-*

Primeira parada: JARDIN DU LUXEMBOURG

É um jardim bem bonito e é o maior parque público de Paris. Ali pude ver um pouquinho do outono mas mal podia imaginar que Luxemburgo estava muitos mais colorido que Paris..lindo! Bom, não vou ficar falando a história de cada lugar, nem nada nos mínimos detalhes. As fotos vão mostrar melhor tudo o que vimos.



Olha quem tava lá também! O Cedrik! hueheuheuhe visitou vários lugares com a gente antes de sumir :)






La Fontaine Médicis, ou a Fonte de Médicis ganhou nossa atenção.


Não caminhamos pelo parque inteiro, entramos pelo portão sul onde tem o corredor de árvores, vimos o palácio, fomos até a fonte de Médicis e saímos por uma das laterais.


Essa bonitona é a Maria de Médicis, viúva de Alexandre IV a primeira dona de tudo isso. O bacana é que os parisienses sabem aproveitar bem esses parques! Picnics, caminhadas, banho de sol.. :)


Nosso próximo destino era a igreja de Saint Chapelle, mas como saímos pela lateral oposta, acabamos passando pela Igreja de Saint-Sulpice. Entramos rapidinho pra ver qualéqueé e seguimos para lá. Acabamos passando por uma avenida, ruazinhas, sentindo um pouquinho da cidade.






Opa! Dia de inauguração de mais uma H&M. Bem que podia ser aqui em SP né? :)


Uhh cartão postal lindo de Paris!!! O Rio Sena visto da ponte Saint-Michel. Ali do outro lado é a Île de la Cité, a ilha onde ficam as igrejas Sainte-Chapelle e Notre-Dame.

Foi impossível fotografar o exterior da igreja porque ela fica dentro do Palácio da Justiça.. tudo uma coisa só. A parte superior é bem bonita e os vitrais contam várias história da bíblia, como Gênesis, história de Josué, Rute e a Paixão de Cristo. 




Pra entender um pouquinho melhor:



Passamos numa feirinha ali perto e seguimos até a lindíssima Notre-Dame.



..............
Dicas: trem e metrô

Usando o Google Maps e o mapa interativo do metrô de Paris dá pra fazer o roteiro certinho incluindo as estações. Dá muito medo de olhar pra esse mapa mas depois de uns dois dias você se acostuma. E quando chegar em Paris vai ser pior, mas tudo bem.. no fim fica tudo bem! rs 

- São 14 linhas, cada uma tem uma cor, letra ou número. 
- Nunca jogue o bilhete fora até que você saia definitivamente da estação.
- Use o app do mapa do metrô no celular.
- No site do metrô tem os valores dos bilhetes. Pra gente valeu a pena comprar a cartela com 10.
- Os bilhetes que você usa em Paris são diferentes dos bilhetes para ir ou sair do aeroporto, ir pra Disney ou Palácio de Versalhes. Os bilhetes são diferentes para cada zona.
- Além de você não poder jogar o bilhete fora, nas linhas RER você vai precisar do bilhete pra sair da estação. 
- Tem estações (pelo menos de trem) que não tem guichê, você compra o bilhete na máquina.
- Algumas estações são gigantescas, olhe sempre o sentido que você precisa ir. Quando você já está na plataforma não existe uma placa indicando pra qual sentido o trem está indo. Se você não se atentar ou quiser confirmar se está certo, vai ter que voltar até onde tinha essa droga de placa. rs 
- Todas as estações de metrô são diferentes. Se tiver tempo e curiosidade, procure no google a lista das estações mais legais pra visitar :)
- Ao lado das portas do metrô tem cadeiras que só são usadas quando o vagão está vazio. Se você está sentado nela e começar a lotar, levante! Os parisienses são educados e todos respeitam isso. Mesma coisa serve para pessoas com necessidades especiais. Não dá pra fingir que está dormindo e não ceder o lugar. Lá não é Brasil! :P
- Domingos e feriados o funcionamento do metrô é diferente. Olhe no site.
- E o mais importante e crucial: não tem banheiros nas estações
- Saída em francês é SORTIE.

Ufa! Acho que lembrei de tudo! Espero que tenham gostado das dicas :*


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 
Acompanhe todos os posts da viagem: 

2 comentários

  1. Que delícia Fer. Sempre tive vontade de conhecer Paris e fico impressionada (e encantada) a cada perspectiva que leio e vejo, é tão bom. O post está nos favoritos para quando meu dia chegar e algumas fotos vão para minha pastinha do pinterest dos sonhos de Paris ♥

    ps. sou desatualizada mesmo, não tinha visto o post rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa!! Eu também sempre quis ir e ainda nem acredito que fui! E pode apostar que vou querer voltar haha Não custa sonhar né? Sabemos que todos os nossos sonhos sao possiveis e vou ficar na torcida pra que esse seu sonho se realize :)

      Excluir