Bienvenidos a Bolivia!

Continuação da viagem de férias de 2013. Passando por Santiago, Atacama e agora rumo à Uyuni.
......................................................

Quatro dias dentro de um 4x4 atravessando o desconhecido só pra ver lugares inacreditáveis. Quatro dias confiando sua vida em Deus e no motorista boliviano fechadão de 23 anos de idade que está apaixonado e não pára de ouvir a mesma música

BIENVENIDOS A BOLIVIA



Saímos cedo do hostel e seguimos para a fronteira Chile / Bolívia que fica cerca de 50min de San Pedro. A imigração fica nesse 'barraco' da foto abaixo. Preenchemos o formulário de imigração, carimbaram nosso passaporte, pegamos as malas e fomos 'divididos' nos 4x4 bolivianos. Só nessa hora é que sabemos quem será nosso motorista e em que carro vamos.

Ainda bem que continuamos com o mesmo grupo de brasileiros que nos acompanharam pelo Atacama! :)

A primeira parada foi na Laguna Blanca. Linda... linda... Mas depois de ter visto lugares tão perfeitos no Atacama eu meio que achei "OK" (rs bobinha eu né?) Mas ela é linda mesmo! Ainda mais essa água refletindo toda a paisagem.

Como a viagem até Uyuni é pauleira, será mais fácil e mais rápido mostrar as fotos e os lugares. Afinal, parávamos pra tirar fotos e seguíamos viagem. Além disso, o cansaço e a altitude cada vez maiores já estavam pesando.






A turma toda :)
E o buraco da minha calça só aumentando! haha


Bem ali do ladinho, fica a Laguna Verde. As lagunas pertecem a Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Abaroa e ficam aproximadamente a 10km de distância da fronteira e a 4.350m de altitude. Elas ganham essas cores por causa dos minerais nas águas.  *mágico*


 A Laguna Verde tem tons que variam de esmeralda ao turquesa intenso. E ali atrás o Lincancabur :)



Essa parte da viagem vamos seguindo praticamente em grupo. Não é mais como no Atacama que estávamos sempre sozinhos. Creio que até por segurança eles andam pelo menos de 2 em 2 carros, porque filho.. se alguma coisa acontecer no meio desse deserto, é bom começar a rezar! rs

Lembrando que os guias bolivianos são mais motoristas do que guias. Nosso motorista chamava Mário (que Mário? hehehe) e quase não falava, pelo que li antes da viagem os motoristas da Bolívia não eram tão amigáveis, mas por ele ser novo achei que uma hora ele ia acabar falando! 

O Mário era bem objetivo. Chegávamos nos lugares ele falava o que era, o que tinha, alguma outra coisa e só. Qualquer coisa a mais você tinha que arrancar dele. 


Próxima parada é nas Termas de Chalviri (Aguas Termales). Ahh esses tons 

Nessa piscina abaixo a galera pára pra tomar um banho quentinho. Mais do que no Atacama, pra mim é LOUCURA fazer isso. Primeiro por causa do frio. Segundo porque quem tá vindo do Atacama como eu, sabe que no primeiro alojamento não existe chuveiro. Ficar com essa inhaca fedida grudada no corpo não dá!

Esse é um bom lugar pra usar o banheiro. Claro que é pago e claro que é uma experiência ruim. São banheiros ecológicos que você não sabe exatamente como usar e o que fazer naquele objeto que não se parece em nada com um vaso sanitário.



Eu sempre vou achar o máximo a idéia de estar num deserto, completamente seco, vendo quilômetros de terra ao redor e de repente você se depara com um lugar perfeito como esse!


Finalmente pude ver um gêiser de verdade 'funcionando' já que os Geisers del Tatio deixaram a desejar. Chegamos ao Geiser Sol de Mañana. Caramba como isso é legal! Me senti vendo o vapor saindo de uma panela de pressão. 

Venta muito e o vapor é tão intenso quanto ao cheiro de enxofre. Gente como isso fede!!!!! Nunca senti nada tão fedorento! É um cheiro de gases com ovo podre, batata doce, feijão e tudo que você conheça que pode te deixar podre por dentro hehehe

Diferente dos Geisers del Tatio, aqui não existe segurança nenhuma. É preciso muito cuidado ao caminhar próximo das fendas. Dá muito medo! Eu fiquei toda histérica falando pro Mauricio não ir muito perto. Tudo borbulha e existem pequenas fendas no chão... todo cuidado é pouco!


A fome começou a apertar e ainda tínhamos um lugar pra visitar, um dos que eu mais queria ver: a Laguna Colorada!

Essa viagem de San Pedro até Uyuni é A AVENTURA, aliás, acho que viajar por toda a Bolívia seja assim. Eu sabia de tudo isso antes de ir porque pesquisei tudo no site mochileiros.com então eu já tava preparada pro pior. Assim tudo de ruim que deixasse de acontecer, seria lucro! \0/


Chegando no primeiro alojamento. Vai dizer que não dá um medinho? Me senti numa guerra, mas a única coisa que eu queria era COMER!

De perto tudo fica menos pior :)
Quando você está lá se aventurando, na verdade tudo fica lindo e poético ... até a falta de chuveiro pra tomar banho! A única coisa realmente de valor é você estar num lugar fechado, ter uma cama e cobertores. Esqueça o luxo e todo o resto. Você não vai precisar de nada disso.



Bem de longe dava pra ver um tiquinho desse lugar incrível! 

Foto de dentro do alojamento. A Laguna Colorada foi um dos lugares mais frios que estivemos! (e a noite tudo piora)

Hora do rango! Cada motorista é responsável por 'alimentar' sua equipe. Sempre dependíamos do Mário.. por isso tínhamos que tratá-lo muito bem! rs

O pão parecia uma pedra de tão duro, mas o que salvou a pátria foi o atum! Deus abençoe o atum e a batata frita  Gente, tinha até coca-cola! Eu tava no céu :D

Esse foi o quarto que ficamos e essa foi a pior noite de toda a viagem!!! 
A única coisa que pude fazer é ter usado um lençol meu por baixo dos cobertores. Imagina o tanto de gente que passa nesse lugar. Imagina o tanto de vezes que lavam essas cobertas né? Estando num deserto no meio do nada onde água vale ouro! eca.

Relato no fim do post.

Não tirei foto do banheiro. Mas posso afirmar que era NOJENTO! Das 3 cabines com privadas só 2 funcionavam. Aqui é o primeiro lugar pra usar o lenço umedecido :)

O frio é tanto que você nem pensa em banho, juro! Como o clima é extremamente seco, a gente não sua, não fica fedendo que nem aqui no Brasil, então não dá pra entrar em pânico por não tomar banho por um dia. Como eu já sabia que seria assim, eu tava tranquila e feliz com meu lencinho hauhuaha

O próximo post terá muitas, muitas fotos da Laguna Colorada! Um dos lugares mais inacreditáveis de toda a viagem. Essa água vermelha é surreal.. tipo Photoshop divino sabe? :D


......................................................
DURANTE A NOITE 

Desligaram os geradores (luz) e fomos dormir por volta das 8 da noite mais ou menos. Já dormi com a roupa que usaria no dia seguinte, só não dormi com a calça jeans (isso inclui o casaco de nylon, luvas e gorro). Eu tava morrendo de medo de passar frio já que não tinha o saco de dormir e durante a noite faz tipo -15°C facinho. 

Eu não tive problema com o frio durante a noite. Mas uma pessoa que conhecemos no Atacama e o Maurício sentiram que iam 'perder' uma parte do corpo (calma, foi totalmente psicológico). O Maurício tava super quente e dizia que não tava sentindo o rosto. Toda hora ele acordava dizendo que o rosto tava congelado, coitado! Acho que estando uns 15 graus negativos, você tem a impressão que seu corpo tá anestesiado.. sei lá rs

Sempre que eu me mexia, acabava acordando e sentindo falta de ar. Cara, a 4.500m NÃO tem ar mesmo! Uma sensação bem ruim ainda mais enquanto você está tentando dormir! Isso não foi nada legal.

Meia noite alguém acordou pra ir no banheiro e nisso todo mundo acordou achando que já tava na hora de levantar. Eu já tava feliz achando que a noite tinha sido super tranquila. Quando vimos ainda era MEIA-NOITE! Daí bateu um desespero... ainda faltava cinco horas pra levantarmos e cinco horas pra sentir falta de ar. Delícia! O que me consolava era que Uyuni ia valer à pena!


.......................................................
Dicas úteis para os mochileiros que vão se aventurar por essas bandas:

- Fechei o tour lá no Atacama com a mesma agência (antiga Tuyasto Tours, agora Turismo Mi Tampi)
- Pesquise bem as agências que fazem esse passeio. Depois que você passa a fronteira, não tem pra quem reclamar! Na época a Tuyasto contratava os guias da Colque Tours.
- Levem no carro um galão de 5 litros de água para os 4 dias.
- Levem sempre na mochila papel higiênico e lenço umedecido.
- Levem barrinha de cereal, bolacha ou alguma coisa quando a fome bater. Geralmente só paramos no fim da tarde pra comer.
- Se agasalhem bem sempre. A melhor coisa é vestir sempre algo mais leve por baixo das camadas de roupa. Assim você vai tirando a roupa e deixando no carro.
- Você não tem acesso a sua mala durante a viagem, apenas quando chega no alojamento no final da tarde. Tenha as coisas importantes sempre à mão.
- Os motoristas bolivianos costumam ir a noite nas festas locais e muitos se atrasam pela manhã. Li relato de motoristas bêbados durante o dia. Pesquisem BEM a empresa que vai contratar. =/
- O alojamento da Laguna Colorada NÃO tem chuveiro. A plaquinha de "ducha" do lado de fora é só pra enganar os trouxas rs. O banheiro é compartilhado e sujo. Vá preparado psicológicamente. :)
- Pense no destino final, na aventura, no prazer de estar no meio da natureza, um lugar inóspito e em tudo de incrível que você vai ver. Todo o resto fica fácil ;)

Um comentário

  1. O Blog esta ficando otimo, e como sempre as fotos estao sensacionais !!!!

    ResponderExcluir